quinta-feira, 28 de abril de 2011


O RENASCER
  

“É frio e o cheiro está forte. Virar de lado, impossível. Falta ar...”


Acorda em sobressalto. É sempre o mesmo pesadelo. Nunca vai além desse momento.

Será que isso poderia fazer parte dos sonhos de um enjeitado? Talvez sim, talvez não. E a sua trajetória na vida? Seria de sucessos ou de perdas?

Perguntas difíceis de responder.

O que é fácil, porém, é se perceber o grau de crueldade, de desumanidade nos atos de descarte de recém-nascidos. Como se lixo fossem, são jogados em caçambas, depositados em terrenos baldios e nos lugares mais insólitos. O nítido intuito é de que não sobrevivam. Milagrosamente, porém, parece que alguns conseguem a façanha de permanecerem vivos até que alguém os encontre. Assim, por puro acaso.

Diante desse quadro desolador, buscamos as razões para atos tão insanos. Em tempos bem mais antigos, esses comportamentos encontravam explicação na repercussão que causavam na história de famílias abastadas, na rígida moral vigente, no enfrentamento pelas mulheres de atos pelos quais eram condenadas pela sociedade.

Hoje, porém, não mais existem tais grilhões. Será, então, que o grau de maldade aumentou? Será que sempre é a insanidade falando mais alto?

Difíceis são as respostas para essas indagações. Cada caso será um caso: com seus participantes, circunstâncias, vida pregressa dos envolvidos. E por aí...

Diante desse quadro, relembro, em especial, nessa Páscoa, a Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que funcionou de 1837 a 1940. Local onde eram depositados recém-nascidos, criados na própria casa pelas chamadas criadeiras. Por primeiro, a criança era encaminhada a uma ama de leite e, depois de algum tempo, a uma ama-seca ou de criação que cuidava do menino ou menina até os sete anos de idade. Algumas vezes, eram adotados. Os que permaneciam, recebiam educação básica. Às meninas ensinavam prendas domésticas, para serem encaminhadas ao casamento.  Os meninos eram matriculados no Arsenal de Guerra, para aprenderem um ofício.

A título de informação sobre o tema, há um alentado trabalho, escrito por Luiz Henrique Torres, Professor de História do Rio Grande do Sul, no Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que dá um panorama do abandono infantil, como sendo “a própria história secreta da dor feminina, principalmente da dor compartilhada por mulheres que enfrentavam obstáculos intransponíveis ao tentar assumir e sustentar os filhos legítimos ou nascidos fora das fronteiras matrimoniais”.   (palavras do autor)

Aliás, segundo o mesmo autor, o abandono de bebês é prática antiga, ainda da época do Brasil Colonial. Naquele período, os pequenos seres eram abandonados, também, em lugares onde não poderiam sobreviver: lixeiras, terrenos baldios, etc.

A Roda dos Expostos surgiu, à época, como um lugar seguro, onde se depositava o recém-nascido, retirando-se o expositor, rapidamente, após girar a roda e fazer bater uma sineta, avisando da chegada de mais um enjeitado. Uma entrega sem explicações, sem testemunhas, permanecendo só a dor a gritar no gesto e a necessidade imperiosa do descarte, imposta à mulher pela própria sociedade. Mas uma certeza existia: a da possibilidade de um encaminhamento mais humano àquela porção de vida. A Roda dos Expostos veio para amenizar uma chaga social: a do abandono de recém-nascidos.

Hoje, numa sociedade muito mais liberal com relação à mulher, imagina-se que o nascimento de um ser humano possa ser recebido de forma natural, sem as ameaças, as culpas e os temores de antanho.

Mas não é o que ocorre.

Talvez, devamos, novamente, adotar a Roda dos Expostos como saída para os frequentes casos que se somam. A partir da leitura do trabalho do ilustre professor Luiz Henrique Torres, observa-se a existência de toda uma normatização administrativa, um verdadeiro Regimento da Roda dos Expostos da cidade do Rio Grande, em 1850, local para onde se transferiu esse serviço que, até então, era prestado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Recomenda-se a leitura do citado trabalho, para que se verifique como eram bem cuidados os enjeitados da Roda, o acompanhamento que recebiam ao longo de sua infância, o atendimento médico que lhes prestavam os médicos da Santa Casa (fl.113 do citado trabalho). Havia, inclusive, a previsão de um fundo financeiro para a constituição de dotes para as expostas, visando a um futuro casamento. A Santa Casa, para tanto, utilizava recursos próprios, doações de particulares, das Câmaras Municipais e de rendimentos provenientes de bens de expostos oriundos de doações. Parece que, ao tempo da Roda, as coisas funcionavam melhor do que hoje. Pelo menos, com mais honestidade e correção dos rumos adotados pelos seus administradores.

E pensar que Luciana de Abreu, professora conceituada e escritora, com textos publicados na Revista da Sociedade Partenon Literário, da qual fez parte, por vezes assumindo a sua Tribuna, discursando de forma ardorosa pelos direitos da mulher, foi deixada na Casa da Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em 11 de julho de 1847.

A propósito, há uma reportagem publicada em 4 de outubro de 2007, no Jornal O Globo, on line, que apresenta o depoimento do médico clínico-geral, Renato Costa Monteiro, formado pela USP, há época com 81 anos de idade, que também foi deixado na Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob nº 3381, em 29 de julho de 1925, e adotado em 10 de novembro de 1926. Clinicou por 57 anos e é defensor do parto anônimo. A leitura dessa reportagem é bastante elucidativa acerca da possibilidade de dar-se outro destino, que não os valos, beiras de rios, riachos, lixeiras, calçadas e caçambas, aos seres enjeitados por qualquer motivo.

Que essa Páscoa sirva para refletirmos sobre a Ressurreição de Cristo e sobre aqueles pequeninos seres que, por milagre, renascem dos monturos onde são jogados.

Que também a eles sejam oferecidas oportunidades concretas de viverem em sociedade.

Quantos sairão desses lixões para uma vida produtiva?

Em parte, a resposta está com cada um de nós.


Assista ao vídeo:




quinta-feira, 31 de março de 2011



A IMAGEM

Uma gota escorre pelo ralo. E outra corre atrás. E mais outra... Seguem mesmos caminhos? Nem sempre. Há as que se perdem nos vãos dos tijolos, secando sem juntar-se às demais. A maioria, porém, segue o curso normal e desaguá no esgoto, na rua, no arroio... Estão juntas, coesas, fétidas ou não. Isso, absolutamente, não importa. São parte de um universo maior. 
 
Lembro-me, agora, do cachorro do vizinho. Leal, amigo, brincalhão, um olhar manso. Exatamente igual a tantos outros que conheço. Não importa se abandonados, ou não. Não interessa se circulam perfumados pelas avenidas, ou não. Seguem o caminho sem atropelos. São previsíveis. De longe, avistam os irmãos da espécie. Atravessam a rua, chegam devagarzinho e, aos poucos, vão se cumprimentando. Daquele jeito que só eles sabem fazer. São parte de um universo maior. Vez por outra, porém, surgem alguns que, desde filhotes, são agressivos. Não por raça, mas por algum traço particular que os diferenciam. Algo em seu DNA que destoa dos demais. Parece não se acertarem com nenhum outro da espécie, nem da mesma raça. São absolutamente desconectados daqueles com os quais convivem, sejam eles humanos ou outros iguais a si. 
 
Parece que quanto mais se aprimora a evolução, mais aumenta a capacidade de destruição desse ser guindado a um patamar superior na escala evolutiva.
 
Quando irrompe, no Pacífico, aquela onda aterradora é a força das águas se fazendo presente. É o momento de maior grandeza dessas águas. Elas se unem para demonstrar quão coesas estão, quão fortes são. Não há destruição entre si. Elas se reconstroem em novas danças. É a natureza absoluta. 
 
Quando o felino abocanha a presa, pode ser sobrevivência. Porém, muitas vezes, é o próprio filhote que é devorado. Será o quê, então? Um desvio do instinto? 
 
Aqui, já estamos ascendendo a um novo estágio evolutivo. E, quando se chega ao topo da cadeia, os exemplos vão ficando mais cruéis. 
 
Nós, humanos, o que fazemos? O matar, por legítima defesa, é diminuto. A destruição em massa, a matança planejada e os assassinatos são uma constante. As agressões físicas e verbais se somam no dia a dia dos cidadãos. A violência contra os nossos semelhantes é avassaladora e impressiona a quem se detém a observar tais mazelas. 
 
Estamos no topo da cadeia evolutiva, mas, a cada instante, um tsunami explode, de dentro para fora, e violentamos, esfolamos, “apagamos”, viciamos, atropelamos uns aos outros. Nosso interior está doente, profundamente doente. Em poucos segundos, a mão humana exercita a destruição: as torres gêmeas, um povoado, uma aldeia, um grupo de pessoas... 

 
Por último, a imagem, que não sai da retina, lembra um tsunami. 
 
Como uma vaga, em alta velocidade, um carro, qual uma onda gigantesca, foi levando de roldão tudo o que havia pela frente. 
 
Nosso tsunami chegou dias antes do outro e foi mais destruidor. 
 
Constatou-se que ele abalou o ápice dessa cadeia evolutiva. Nós, animais altamente especializados, inventores de toda a moderna tecnologia, alçados à condição de humanos, saímos diminuídos. 

Talvez haja, porém, conserto, porque não foi atingida a base. 
 
Somos ainda animais. Alguns, ainda, racionais.





Assista ao vídeo do atropelamento em massa:

 
 
 
Tsunami no Japão:
 









----------------------------------------------------------------------------------
Segue, abaixo, comentário recebido por e-mail:


"Sonia; O teu blog está lindo. O texto Imagem retrata com fidelidade o fato comparativo. É uma crônica impregnada de criaividade, no meu entendimento. Parabéns"

Izabel Eri Camargo







segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011













FELICIDADES!


Parece uma coisa, mas não é. É outra coisa. É tão brilhante que causa inveja à redonda branquela. Dizem que essa anda tonta com tamanho esplendor, como diz a conhecida marcha-rancho do século passado.
Mas é na madrugada, quase ao alvorecer, que aquela outra mais se mostra. Não pisca. É serena no brilho. Dizem que é uma estrela: a estrela D’Alva. Na verdade, é o planeta Vênus.

Pois as poucas sondas, que lá pousaram, não resistiram a mais de uma hora de vida, devido às extremas condições. Sua atmosfera é 92 vezes mais densa que a da Terra e composta, principalmente, de gás carbônico, o que eleva a temperatura da superfície para 460°C, ou um pouco mais, tornando Vênus o planeta mais quente do Sistema Solar. É o que dizem os estudos baseados nas sondagens até agora realizadas.

Mas isso tudo não interessa muito a nós, leigos no assunto. Interessa é observá-la, é vê-la brilhante no céu. É sonhar com ela. É flertar com o desconhecido. É ter a curiosidade aguçada.


Lá, tão longe, como será?

Como um nenê, apoiado nos pezinhos, espia o que está do outro lado do muro, nós, adultos, vez por outra, nos deleitamos a observar o desconhecido, o insondável.

Aquilo, que está sob os edredons televisivos, vai saturando. Aliás, todo mundo conhece aquilo, todo mundo faz aquilo.

O bom mesmo é deitar olhos no desconhecido. Aquele desconhecido que permanece desconhecido por séculos afora. Não o desconhecido que se desnuda depois de algum tempo, ou mesmo de pouco tempo. Quem sabe, de apenas uma noite.

Não, o importante é o sonho de alcançá-lo, o sonho perseguido, a curiosidade acesa, o desafio lançado. Isso é o que importa verdadeiramente. 

Agora, sonhar por sonhar também não dá. É claro que todos precisam trabalhar para viver, ou não? Só viver a olhar as estrelas é demais. Buscar nelas inspiração para os sonhos adormecidos é outra coisa.

Conforme os versos finais de Luiz Marenco para a composição Estrela D’Alva, de Jayme Caetano Braun:

Às vezes sinto na alma
Que nunca mais eu me aprumo
Se um dia eu perder o rumo
Do clarão da Estrela D’Dalva.

Para não se perder o rumo, há que se tê-lo bem definido. Alguns o perseguem com perseverança, denodo e muita disciplina. Muitos não o têm ainda. Estão em busca. Outros terão que reinventá-lo, por absoluta impossibilidade de seguir em frente.


 Aos que ainda buscam encontrá-lo, não existe receita pronta.
Quem sabe deixando de lado uma análise mais apurada ou até um exercício de hermenêutica, tão comum no fazer anterior, esse observador da estância grande lá de cima busque em outras paragens o rumo melhor pra si. Tudo em prol da felicidade e do consequente exercício de atividades que permitam desenvolver ao máximo as suas potencialidades. 

Daí, talvez, valha a pena fincar pé num lugar apropriado, com um potente telescópio, e lá permanecer a observar o firmamento. Nesse mundo globalizado, logo aparecerão pelo laptop, peça indispensável, outros observadores com os quais seja possível trocar informações.

Aí sim, aquela curiosidade dará lugar ao estudo, ao conhecimento, à experiência e, talvez, à prática da docência. E isso, agora, muito interessará a todos os envolvidos.

Tenho para mim que a escolha foi acertada. A Física, considerando-se sua utilização dentro da Astronomia, é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas. É um casamento perfeito.

Se tudo isso for feito com muito conhecimento, técnica, sabedoria e amor, com certeza, o rumo estará posto aí.

E, mais uma vez, os versos da melodia que ecoa, assim:

E aqui me paro a pensar
Do que há pouco ouvi dizer
Que é necessário aprender
Para depois ensinar.

Pois por mais rudimentar
Que seja o ensinamento
Cada frase é como um tento
Que precisa ser lonqueado
E depois bem desquinado
Pra trançar um sentimento.

E depois?
É só sair a ensinar. Um bom professor tem que ter aprendido a sonhar. Ele sabe que o sonho é algo atingível quando se busca transformá-lo em realidade.


 

 Com maior probabilidade, seus alunos vislumbrarão rumos mais definidos na vida. Eles agradecerão. E esse professor terá a recompensa de ver-se como aquela estrela, a Dalva, que serve de clarão aos que se nutrem da sua luz. A cada dia, ela se faz presente, iluminando sonhos, conquistas, desafios. Ela aponta o desabrochar, dia a dia, de um novo aluno que vai crescendo como indivíduo. Aos educadores cabe não só transformar a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formar pessoas.

Então, que ela sirva como clarão. Que seu mais novo representante, por aqui, se pareça com ela no brilho e que tenha a doçura e a firmeza de quem educa e orienta. E que, acima de tudo, permaneça um sonhador.
O compromisso está firmado. O rumo está posto.

Dessa vez, porém, terá que ser e parecer.
É um desafio e tanto ao futuro professor de Física.

FELICIDADES!






Leia a entrevista: