sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VAGA GARANTIDA
                           OCUPAÇÃO PERMANENTE

CINZAS?

O melhor mesmo é soprá-las ao vento sobre parques, rios, lagos e lagoas: sobre a Mãe-Terra, testemunha ocular dessa nossa tão breve passagem.

Na entrada, alguns são como que jogados nesse mundo. A sua vaga poderá resumir-se a um vão de escada ou a uma laje embaixo de uma ponte. A vaga estará garantida naquele local ou em outro qualquer, pois é ela gratuita. Não precisa ser comprada. E vai sendo trocada quando houver necessidade. E haverá, com certeza.

Obstáculos aparecerão. Mas com todos os pertences juntos ao corpo, será mais fácil encontrar outro lugar. Afinal, dessa forma, com quase nada, esse ser veio ao mundo. Isso se torna “quase” natural.

Mas e quem tinha vaga garantida, fixa, de sua propriedade, e perdeu?

Será diferente?

Em princípio, a situação é absolutamente a mesma. A vaga é gratuita e, certamente, quem vier a precisar de uma a encontrará em algum lugar.

A indagação é: o que vai fazer com ela?

Vai ocupá-la apenas? Ou vai construir sobre ela alguma coisa?

Há quem se insurja contra tão reles condição humana. E passe a construir do nada algo para sobreviver, pensando não só em seu próprio benefício como ainda estendendo aos seus iguais um alento nessa caminhada.

Foi o que fez Robson Mendonça, o conhecido “Bigode”, gaúcho que perdeu tudo: bens e família. Os bens, vítima que foi de um sequestro onde perdeu todas as economias, e a família, esposa e dois filhos, mortos em um acidente de trânsito. Quer pior estória?

Foi jogado às ruas da cidade de São Paulo, tornando-se um morador de vielas até então totalmente desconhecidas.

Mas da vaga, que lhe é assegurada pela Mãe-Terra, quis sua fé, vontade e persistência criar uma bandeira em favor dos desvalidos. E ela materializou-se no Movimento Estadual da População em Situação de Rua, da qual é Presidente.

Este Movimento existe, na cidade de São Paulo, desde o ano de 2005. Adquiriu tal visibilidade que várias entidades associaram-se ao líder do Movimento, o ex-morador de rua Robson Mendonça, que coordena a entidade. O aluguel da pequena sala, onde funciona a sede, é pago pelo escritório em que atua um grupo de advogados. Há ainda a ajuda de vários ex-moradores de rua, como voluntários. Ao que se tem notícia, nenhum órgão público tem qualquer ingerência ou presta qualquer apoio ao Movimento. Pelo contrário, usam-se da entidade para encaminhar moradores de rua que necessitem de documentos, de orientação jurídica, de encaminhamento para cursos profissionalizantes e para instituições que atendam dependentes químicos.

Além disso, Robson percebeu, a certa altura da vida, a importância da cultura e criou a já conhecida “bicicloteca”, um projeto que já se estende a vários bairros da cidade de São Paulo. Tudo feito a partir de doações de cidadãos e de entidades civis.

Para melhor entendimento do projeto, seu autor, seus colaboradores e seus protagonistas, é interessante que se acessem os vídeos abaixo, bem como as matérias que encerram essa crônica.

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, segundo palavras de Robson, foi decisiva na tomada de posição como cidadão. Hoje, ele mantém saraus em que participam moradores de rua, capazes também de poetar.

Igualmente nós, por aqui, segundo Celso Gutfreind (p.2, ZH de 16/02/13), na Vila de Passagem, temos um projeto e voluntários que auxiliam crianças a representarem o que conhecem no dia a dia, mas também aquilo com que sonham. Um exercício perfeitamente possível de se tornar realidade, desde que alguém as ajude a manterem vivo o sonho e a possibilidade de mudança e transformação.

Como diz Celso, mesmo a partir do meio inóspito. Para que adquiram instrumentos para “agarrar a vida”.

Até quando seja possível.

O fato é que nossa ocupação, por aqui, é permanente. Depois que aqui caímos, daqui não mais saímos. E estamos a falar da matéria, apenas.

Alguns continuarão ocupando uma vaga visível e onerosa. Outros, nem tão visível, nem tão onerosa. Mesmo assim, o Estado encarregar-se-á dessa indigência que permanecerá por todo o sempre.

O bom mesmo é que essa permanente ocupação se resumisse, de forma invisível, a uma nuvem que se espalhasse por esses pagos. Mas isso também é oneroso.
 




O importante é que nossa passagem, enquanto seres vivos, é transitória, mas nossos restos e, em especial, nossa presença,  na lembrança dos mais chegados, é permanente.

Poeticamente falando, somos um sopro de cinzas que alimentará qualquer praça que nos abrigou um dia. Ou recolhido sobre um banco, como se cama fosse, ou trilhando seus caminhos, sorvendo um bom mate. Ou na indigência ou na plenitude das nossas conquistas.

Que essas cinzas voem ao sabor do vento. Porque, com certeza, cairão por aqui mesmo. Essa ocupação é permanente, meus amigos.

Portanto, façamos algo de útil antes que nos transformemos em cinzas. Ocupemos nossa vaga com dignidade, como faz Robson Mendonça.

E, finalmente, que ainda nossas cinzas alimentem as veredas desse chão.

 E que a poesia nos inspire, trecheiros ou não, a seguir em frente. Sempre em busca de um sonho. Porque sonhar é preciso. Porque, também, é preciso cantar, mais do que nunca é preciso cantar, é preciso cantar e alegrar a cidade, como diz o mestre Vinicius de Moraes e seu parceiro Carlos Lyra, na conhecida “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas”.




Robson Mendonça conta sua jornada de agropecuarista a líder - TV Cultura 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013



Ó ABRE-ALAS...

A época é oportuna. A hora é agora. Aproveite os próximos dias para exercitar essa necessidade que nos mantém mais vibrantes, mais esperançosos.

Abra as gavetas da alma, retire os trapos, sim, desde que sejam bem coloridos. Desnude-se da tristeza, vista-se por fora e por dentro com o que de há muito estava jogado no canto. Transforme-se num outro personagem. Escale muros, rompa paredes e se jogue de corpo inteiro, num mundo do faz de conta. E faça de conta que é bom de samba no pezinho. Se não conseguir, saracoteie mesmo assim.

Permita-se esse devaneio. Inspire-se na alegria contagiante dos passistas, dos ritmistas, dos puxadores de samba, da escola como um todo.

Não importa onde você esteja: se em casa ou na avenida. Introjete essa alegria contagiante e viva, por esses poucos dias, apartado da tristeza. O Carnaval serve para isso. São poucos dias. É acessível a todos e vale como uma terapia. Muito cuidado, é claro, para não exagerar. Tudo o que é em excesso prejudica.

O grande risco é tornar-se mais alienado do que já se é normalmente. Se a imersão for muito profunda, levará um tempão para a recuperação. E aí já teremos atingido o próximo Carnaval.

Mas como não sucumbir à necessidade de sonhar?

Quando a sociedade civil organizada parece não encontrar mais rumo, nem seus cidadãos, aqueles que efetivamente constroem o país com o seu trabalho honrado, mais amparo no atendimento às necessidades básicas de saúde, educação e segurança, o que esperar dos outros 361 dias?

Aproveitemos do Carnaval, pelo menos, a alegria, a capacidade de sonhar, a capacidade de transformar sucatas em verdadeiros castelos, carregados de sonhos e de esperanças.

Mas que não herdemos apenas o sonho pelo sonho, que nos alimenta a alma, mas não nossas famílias, tampouco nossa cidadania.

Abramos bem os olhos para o rumo que as coisas estão a tomar.

Que a zona de dispersão, que acompanha toda escola de samba, não espelhe o comportamento do coletivo. Porque nós somos o coletivo e devemos estar unidos em busca de soluções para os graves problemas que afligem nossa sociedade.

Parodiando o refrão da antiga marchinha carnavalesca que diz:

“Ó abre-alas que eu quero passar”, digamos:


Ó ABRE-ALAS QUE EU QUERO SONHAR

Ó ABRE-ALAS QUE EU PRECISO SONHAR COM UM NOVO TEMPO





 
 
 
 
 
Ó Abre-Alas(Chiquinha Gonzaga) - Leandro Braga / Marlene, Emilinha e Angela Maria
 
 
 
 
 
 
 
 

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013







DE RAPOSAS, GRAXAINS E...
                                                BUGIOS, TAMBÉM!


Todos, ao longo do tempo, foram se aprimorando. Faz parte da evolução. Foram se adaptando ao meio, adquirindo novos hábitos, especializando-se na arte da sobrevivência, nos mecanismos de defesa e, claro, também nos de ataque.

A semelhança dos dois primeiros citados é grande, tanto no aspecto físico quanto comportamental. E a mais visível é a esperteza no agir, ludibriando, por vezes, o oponente, sem esse nem dar-se conta do ocorrido.

A primeira citada ronda o ambiente, analisa as condições do local, a almejada presa, as possíveis rotas de fuga sem deixar rastros, de preferência. Tudo bem calculado.

O segundo é tão esperto que, quando se sente ameaçado, um de seus truques é fingir-se de morto.

Quanto ao último, o bugio, daqui a um pouco eu conto.

Esopo e suas fábulas, tão conhecidas, já demonstravam que raposa é raposa desde sempre. Imagina, hoje, o que Esopo teria que sofisticar para bem expressar o aprimoramento que a espécie, no quesito esperteza, apresentou de lá para cá.

Ah, esqueci de dizer que assim como alguns homens, hoje, transpuseram para seus animais de estimação suas características humanas, num trato quase filial, há vários outros homens que adotaram características bem próprias de alguns animais. Aliás, estão cada vez mais necessitados uns dos outros. Há até quem adote mais de uma característica animal para exercer sua racionalidade com maior eficiência, vestindo-se de cordeiro para atacar de lobo.

Então, dessa maneira, temos, hoje, animais quase gente e gente quase animais, de tão parecidos no comportamento.

E aqui animal não se refere a ser estúpido, grosseiro, mal-educado, quase irracional. Estamos, aqui, a falar da raposa, animal extremamente ladino e esperto.

Claro que Esopo, à época, não poderia imaginar o aparecimento de um animal que se pareceria com a raposa: o graxaim. Aliás, isso é coisa para subdesenvolvido, que tem que aprender muito ainda com as raposas da vida.

Agora, quanto ao bugio, nem te conto!

O bicho chegou à conclusão que a comida está escasseando, que ele está quase em extinção, então resolveu o quê? Deixar de ser totalmente herbívoro. E hoje está tomando o lugar da raposa e entrando no galinheiro para roubar, sabem o quê? Ovos.
Segundo o vídeo, logo abaixo exposto, o bicho transformou-se em carnívoro. É o que também atesta a letra da música que segue após.

Vejam só! O bugio, animal tão bem adaptado ao nosso pago, tão antigo entre nós, nome, inclusive, do mais genuíno ritmo sul-rio-grandense, também não mais honra a sua espécie. Virou um carnívoro. Esperto, é claro, sempre foi. Agora está comendo de tudo.

Isso é inacreditável! Está tudo dominado!


Volta, Esopo, e refaz a fábula, porque esse bugio está dando de goleada na raposa.
E o graxaim? Coitado, não assusta ninguém. Apenas o cheiro é que, por vezes, pode incomodar. Mas a gente confia. Qualquer dia, o bicho vai surpreender todo mundo com num novo cheiro, mais politicamente correto.

A evolução está correndo rápida e solta pelo Brasil.

Bugios-Pretos também comem ovos


 


Os Serranos – Bugio do Chico – DVD ao vivo na Expointer


Fábula da Raposa e o Bode – Esopo – (Grécia – séc. VI AC) – texto extraído do livro Seleta em Prosa e Verso, de Alfredo Clemente Pinto, 56ª Edição (1982), obra rara, editada pela Martins Livreiro/Porto Alegre










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Scyla Bertoja escreveu: 
RAPOSAS..." inteligente e aguda s/"evolução" de nosso universo" BR. Brava, Soninha! E o que dizer da riqueza metafórica com que formaste o nosso desfile/BR durante o reinado de Momo? Mas depois da FOLIA, lágrimas! Obrigada pelas "aulas". Bjs