domingo, 28 de julho de 2019

TÃO LONGE... TÃO PERTO...

E o encanto? Desapareceu?

Passaram-se cinquenta anos. Parece que foi ontem. Naquele 20 de julho de 1969, assistíamos àquela imagem de um pé que pisava aquele solo desconhecido.

Para os amantes, que se aninhavam sob sua luz acolhedora, restou uma sensação de perda de uma parceria silente, mas conivente com todas as cenas amorosas da época.

Ela sempre inspirou compositores, como Silvio Caldas e Orestes Barbosa, a transporem para melodias a sua presença quase física. Assim aconteceu com Chão de Estrelas em que a Lua, furando o zinco do barraco, salpicava de estrelas o chão, possibilitando que a amada pisasse nos astros distraída.

A partir da chegada do homem à Lua, teria ela perdido aquele apelo sensual que sempre acompanhou os momentos mais íntimos de tantos que dela se serviram para torná-los ainda “más calientes”.

Reconheço que o desconhecido traz sempre uma aura de mistério. Acredito, porém, que a sua luz e beleza são suficientes para, ainda, suscitar momentos de grande paixão. A imagem que decodificamos, a partir do olhar pessoal, é que dará a medida da sua relevância como partícipe de um enlevo amoroso.

Há quem, à época, musicasse uma letra que alertava ter chegado a hora de escrever e cantar, talvez, as derradeiras noites de luar: trecho da música Lunik 9, composta e gravada por Gilberto Gil.

A chegada à Lua não foi suficiente para matar o verso, como se questionava, pois o seu brilho não se desfez.

Havendo luz, brilho e tantas questões ainda não esclarecidas, a sua permanência no Universo, ainda não totalmente desvendado, continua sendo inspiradora.

Nossos olhos buscam-na como fonte de luz para iluminar momentos cálidos junto ao ser amado, ou mesmo no vazio da solidão, onde serve de parceria sempre que a sua luz, transformada em luar, espalha-se sobre um leito. Sua luz não foi diminuída pela pisada de Neil Armstrong em seu solo.

E o que interessa é a sua luz. Por vezes, esconde-se não por vontade própria, mas porque ela, também, segue as ordens do Universo.

Quando volta, porém, é com força total.

Despertou, desde sempre, vários letristas de músicas que se tornaram reconhecidas no meio musical internacional como Moonlight Serenade. Nesta conhecida melodia, o apaixonado aguarda no portão da casa da amada para recebê-la com uma canção de amor sob um luar inesquecível.

Pois é! Ao mesmo tempo, tão longe e tão perto!

Há pouco, novas imagens da Via Láctea foram disponibilizadas pela NASA, graças ao Observatório Chandra, instalado há 20 anos em solo lunar, na data de 23 de julho de 1999, levado pelo Ônibus Espacial Columbia.

Esperar mais o quê?

Há a possibilidade, atualíssima, quem sabe, de que o nosso instrumento mais recente de elucidação de dúvidas, o VAR, seja acionado para ver-se em que distância e movimentação giratória está o nosso satélite natural, considerando o planeta Terra.

Fazer blague é o que resta aos habitantes desta minúscula esfera, também giratória.

Apaixonados ainda existem por aqui. Não sei se a Lua ainda mantém este fascínio todo como dantes.

Nunca se sabe a reação de quem é relegado a uma menor importância. Daí, a necessidade de uma checagem. E nada melhor do que o VAR. Será?

Eu prefiro ficar com a antiga Lua. Aquela que invadia aposentos, que iluminava portões, que possibilitava, pela palavra e pela imagem, produções artístico-culturais relevantes.

E pra isto o VAR torna-se desnecessário.

Deixem-na quieta onde está. Deixem-na fazer parceria com os seus companheiros de Via Láctea. A ideia de Universo é, por demais, complexa. Usufruamos apenas dos momentos que estes corpos celestes nos oferecem, alternando dias e noites, luzes, trevas e claridades... O resto? Nossa imaginação constrói.





 Chão de Estrelas  - Silvio Caldas




Lunik 9 – Gilberto Gil


Moonlight Serenade – Frank Sinatra






Nenhum comentário: