domingo, 11 de maio de 2014

PROTEÇÃO GARANTIDA


Naquele fluido que alimenta, impera o sossego. Um verdadeiro berço cálido que aconchega e protege. Quem não se acostumaria a esse dolce far niente!
Um dia, porém, esse mar de tranquilidade acaba e começa uma etapa em que a antiga calmaria nunca mais se fará presente.
Mas ela, a que protege, estará diuturnamente à disposição para os tropeços, incertezas, dúvidas, medos, angústias, dissabores e todos os reveses que essa nova etapa de vida aprontar.
Não esqueçamos que ela, a MÃE, como versejou o nosso Mário Quintana, é do tamanho do céu e apenas menor que Deus! Com certeza, um jogo de palavras e de significados poéticos do nosso vate tão querido. Portanto, digo eu, puro amor, um amor incondicional aos seus filhos, a exemplo DELE.
Os textos que seguem descrevem, sob duas diferentes construções literárias, o mesmo tema tomado do passado, mas presente na memória e, aqui, registrado para o futuro: a proteção que a figura da mãe representa.












A seguir, assistam aos dois vídeos que seguem. Num, Mário Quintana revela-nos, por inteiro, o seu poema MÃE. Noutro, Zeca Pagodinho interpreta TREM DAS ONZE de Adoniran Barbosa. A letra trata de retribuir os cuidados que tal mãe dispensou àquele filho único. Espera-se, claro, que não seja um migué que o malandro está dando para justificar a despedida.
Ah! Esqueci!
UM FELIZ DIA DAS MÃES!
Claro, a todas que merecem esse nome.



Mãe - Mário Quintana


Trem das Onze - Zeca Pagodinho





 

Nenhum comentário: