quarta-feira, 27 de maio de 2020

GRADES...




Desde quando existem? Desde sempre.

Aninha, porém, não se lembra delas em sua infância e juventude. As janelas que encontrava pelo caminho eram despidas deste sufocante artefato considerado, hoje, de necessária segurança. Grades eram apenas para evitar fugas. E estas existiam onde os encarcerados encontravam-se. Éramos estudantes e trabalhadores que íamos e voltávamos em segurança.

Que diferença!

Casas existiam sem cercas, nem portões. Apenas um gramado, que se confundia com a calçada, enfeitava a entrada. Cercas elétricas? Câmeras de segurança? Para quê?

Hoje, uma grade será obstáculo suficiente?

Dependerá do momento, da circunstância e da ousadia de quem nada mais teme.

Sempre terá sido assim? Não nesta proporção.

Os considerados “maus elementos” eram em número muito menor que os chamados “cidadãos de bem”, que compunham uma fatia maior da sociedade. Atualmente, ao que parece, é exatamente o contrário.

Conceitos e valores foram-se, perderam-se.

Aninha quer acreditar que ainda um expressivo número da população seja cumpridor das leis que regem a sociedade. Isso, porém, apenas se consegue se os valores morais, recebidos na infância e reforçados por uma educação de qualidade, possam fazer-se presente no cotidiano de cada indivíduo. Observa-se, porém, que estes dois fatores estão em decadência.

Grades não são necessárias. A liberdade de quem nasceu livre tem que ser mantida. Uma liberdade integral com a observância de que o outro também detém este direito e de que juntos terão que observar limites. Uma liberdade com responsabilidade pelos atos cometidos é o que se almeja.

A punição começa a existir e, com certeza, deve existir quando as regras da boa convivência deixam de existir.

Hoje, há grades por toda a parte. Há grades, inclusive, no olhar. Olhares que se resguardam atrás de grades de proteção, pois vislumbram um possível assaltante a uma distância suficiente para que se troque de calçada.

A que ponto chegamos!

Aninha observa a diferença do antes para o agora.

Grades é o que deveria ser imposto a todos os malfeitores. Que este confinamento fosse capaz de fazê-los repensar seus atos. Que dele pudessem sair seres melhores. Que fossem acompanhados, durante e após este tempo, por um controle rígido de suas ações no cotidiano, tornando-os, novamente, indivíduos capazes de seguirem livres e úteis à sociedade. Agora, precisaríamos ter um Estado capaz de oferecer condições carcerárias adequadas e que possibilitasse uma reinserção desses indivíduos, como seres úteis, em uma sociedade carente de mão de obra em várias frentes de trabalho.

Utopia? Em nossa sociedade, ainda subdesenvolvida, a resposta parece ser afirmativa.

Não podemos, porém, gradear nossos olhos ao momento atual. Precisamos enxergar além dessas grades que nos dificultam o olhar. As reais que nos impedem, as virtuais que nos direcionam, nos manipulam e dominam, por vezes, e as pessoais que nos atemorizam e nos forçam a um confinamento emocional, tolhendo nossa capacidade de alçar voo, mesmo que sem rumo, em busca da realização pessoal que, em última análise, traz resultados positivos para a sociedade como um todo.

Aninha, agora, lembrou-se de um poema que bem representa esta capacidade de transpor a grade da indecisão.

Talvez, esta seja mais simples de transpor porque depende apenas de nós. Não sabe se assim é. Sabe, porém, que, quando transposta, traz uma recompensa por demais benéfica àquele que se atreveu a transpô-la.

Agora, o bom é que o nosso amigo Sol não se intimida com grades e entra janela adentro, desde que a mantenhamos aberta. E com ele tudo fica mais fácil!








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