quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

ALEGRIA ... CIVISMO ...


O momento atual passa a sensação de que a alegria se encontra junto aos torcedores que vão aos jogos. Independentemente, de quem ganhe ou perca, as imagens revelam um público eclético, que busca divertir-se, torcendo por seus ídolos em campo.

Diversos fatores levam estes torcedores aos campos. Depois de um distanciamento obrigatório, em função da pandemia, abrem-se oportunidades para um convívio aproximado.

Mesmo quem ainda usa alguma máscara de proteção já se contenta em sacudir bandeiras e soprar as vuvuzelas nas arquibancadas.

Observa-se a alegria com quem torcem por seus times. São momentos em que as preocupações são postas de lado.

Devemos considerar que os momentos de alegria, geralmente, são extraídos de grupos de amigos quando se encontram.

E o encontro de amigos nos estádios é, atualmente, um dos fatores de alegria extraídos dos grupos que, por lá, permanecem durante um bom tempo.

E o mais interessante é que, como nunca, se tem cantado o Hino Nacional Brasileiro e os Hinos de cada Estado competidor.

A alegria e o espírito cívico, de brasilidade, estão completando-se, bem como reforçando a união de dois fatores que melhoram nossa autoestima: a alegria e o sentimento cívico.

Nosso povo é, por natureza, alegre.

E a nossa bandeira faz parte dos momentos de decisão, seja no futebol ou em outros eventos, mesmo que populares.

Diante desse quadro atual, após um ainda cauteloso retorno à normalidade, já se consegue vislumbrar, conforme diz a letra do nosso Hino Nacional que:

“Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,”

“Nossos bosques têm mais vida,”

“Nossa vida no teu seio mais amores.”


“Terra adorada, entre outras mil,

És tu, Brasil, Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada, Brasil!"

 
E esta mãe gentil, que nos acolhe, a partir deste final de pandemia, torna-se mais relevante e cultuada, através do nosso hino cantado com emoção por jogadores e torcedores.











 

Nenhum comentário: