domingo, 22 de setembro de 2019

MAS BAH, TCHÊ! QUAL ESTAÇÃO SE APROXIMA?



Diante de tantas notícias que nos chegam de além-mar e frente a oscilações de temperatura e fenômenos meteorológicos, por vezes, intensos: não mais sabemos como estará a temperatura no dia seguinte. Pobres meteorologistas! Estão, constantemente, sob-risco de cometerem previsões errôneas.

Tudo por capricho da Natureza! Será?

A Natureza terá ficado tão absurdamente “voluntariosa”?

Será que as árvores florirão logo, logo?

E os cantos convidativos dos pássaros cantores permanecerão chamando as companheiras para o procriar da espécie?

E as chuvas descerão suaves sobre a relva ou avalanches surgirão repentinamente?

Foi-se o tempo em que as estações eram definidas. Hoje, não se pode confiar na Natureza como dantes. Será que nos tornamos tão diferentes do que éramos que ela, a Natureza, resolveu nos imitar, dando-nos o troco com a imprevisibilidade?

A visão do céu não mais é confiável. Um tapete azulado torna-se, em minutos, da cor do azeviche. O excesso de temperatura para mais ou para menos é constante.

Lidar com o imprevisível é por demais cansativo. Assemelha-se àquela mulher que nunca sabe, ao certo, qual o humor do marido ao chegar em casa.

É claro que o imprevisível faz parte do nosso dia a dia. Quando ele, porém, passa a ser tônica de situações que nos cercam, há que ter paciência.

Lembremos que, neste 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. A importância da data deve ser lembrada, pois a existência das árvores e das florestas é que nos garante que a imprevisibilidade das condições climáticas não se torne constante e avassaladora. A manutenção dessas reservas de oxigênio e de chuvas é que cabe a nós, povo que habita este planeta.

Agora, com chuva, sol, frio ou vento, este povo aqui do Sul estará sempre pronto para cultivar as tradições que o fizeram aguerrido, forte e bravo. Procuremos ser modelo não apenas na letra do hino rio-grandense, fazendo jus, mais ainda a esta qualidade, ao mantermos nossas reservas florestais, bem como preservarmos, com qualidade, os espaços verdes dentro de nossas cidades, como nossos parques, praças e tantos outros lugares aprazíveis que não devem ser tomados pelo concreto.

Pensem no pássaro cantor. Aonde irá ele conquistar sua companheira?

E o nosso olhar? Aonde buscará iluminar-se, se não existirem as belas cores dos jacarandás e dos ipês floridos?

Preservemos nossas árvores com carinho, nossas matas com amor, nossos valores culturais com o afeto transmitido por nossos pais.

Daí, sim, poderemos, quem sabe, servir de modelo a toda a Terra.

Cultivemos, isto sim, a virtude de saber-se igual ao irmão que jaz na calçada. Criemos políticas de não simples acolhimento, mas de redirecionamento e aproveitamento das potencialidades que cada um apresenta em algum grau.

Que as estações, mesmo quando indefinidas, apresentem dias e noites de paz, de mais solidariedade, de uma maior certeza no dia de amanhã.

Que a esperança seja a nossa válvula propulsora. Que a virtude torne-se nossa busca constante. Preservemos a Natureza para que ela se torne nossa aliada nessa caminhada planetária, liberta do jugo do imprevisível.

Que o sol ressurja a cada amanhecer, enquanto a lua começa a brilhar em outras plagas.

Que a chuva caia de mansinho sobre campos e cidades: de preferência com um prévio aviso.

Que nós, do Sul, continuemos a nos orgulhar dessa terra que nos viu crescer, que a tantos ainda acolhe e que é abençoada pelo Patrão Velho. ELE que é o detentor de nossa liberdade de existir. Esforcemo-nos para que ELE, o Criador, nos permita, a cada um de nós, sermos bons modelos dentro de nossas comunidades. E isto já estará de “bom tamanho”.

Por aqui, somos apenas criaturas dotadas de livre arbítrio. Aí repousa o problema e a solução. As condições climáticas, em grande parte, dependem de nossas ações. Se forem errôneas, ele, o tempo, torna-se imprevisível. Assim como nós próprios que, também, somos imprevisíveis. Agora, conosco as coisas são mais complexas, porque somos criaturas esculpidas à imagem e semelhança. Portanto, somos uma tentativa constante de atingirmos o Modelo Maior e Eterno.

Conclusão:

Sejam vigilantes consigo próprios e deixem que ELE cuide de todos.

E, por favor, não atrapalhem.

Ah! Amanhã, dia 23 de setembro, a Primavera deve chegar. Será?







Nenhum comentário: