segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

REFLEXÕES PARA UM PRÉ-NATAL

 
De que mais precisa Maria?
São tantas as necessidades a rondar nesse momento. Necessita de alimentar-se adequadamente, de sentir-se tranquila, amada, protegida, equilibrada, em paz consigo e com os outros. Necessário é, também, filtrar as imagens, para que só as belas adentrem pelos olhos. E os ouvidos pedem harmonias que transmitam plácidas sonoridades a embalar desejos de mãe, para que essas repercutam no ser a formar-se. Precisa, igualmente, de silêncios para que o futuro dia a dia transcorra entre pausas restauradoras.
Casaquinhos, mantinhas, bichinhos, roupinhas e um bercinho são de grande valia nessa hora.
 
A primeira Maria, que se tem notícia, carecia de muitas dessas necessidades básicas.
Mas o certo é que a ambas seria devido esse direito: o direito de dar à luz com dignidade.
E é o que se buscou naqueles tão antigos tempos, como até hoje se busca.
 
De outro pré-natal, porém, é que se está a lembrar nessa crônica. É a época que antecede, efetivamente, o Natal. Esse período, tão festejado por todos, Marias e Josés, não carece mais de roupinhas, mantinhas, casaquinhos ou bercinhos. Comemora-se tão somente (e não é algo menor) a lembrança renovada de um ato que foi grandioso, divino, que teve apenas aquele único e eterno momento: o do nascimento de Cristo.
O que se precisa, a cada ano, é renovar aquele bercinho improvisado dentro dos corações de Marias e Josés. Que nos lembremos de que a alimentação deve ser sempre a de bons pensamentos e ações. Que o espírito da partilha e da fraternidade se consolide em escala global. Que os silêncios dispensem palavras, porque se harmonizam nos olhares amorosos que se cruzam.
Essa é uma prática que, se renovada, tende a acompanhar os dias que antecedem a um novo Natal, pois, a partir dele, ingressamos imediatamente numa nova fase pré-natal. Sua duração é bem mais estendida que a humana, pois são 364 dias para que se pratiquem todos os ensinamentos que o fruto mais importante da Cristandade semeou.
Oxalá, essas sementes continuem a germinar ad aeternum, pois carecemos delas no nosso dia a dia, no trato com o nosso irmão.
Quanto aos bercinhos, mantinhas e roupinhas, deixemos a cargo das novas mães.
Quanto aos bichinhos, brinquedinhos, carrinhos e bonequinhas, deixemos tudo nas mãos de Papai Noel, figura criada para alegrar o comércio. Época em que a cobrança de comportamentos adequados dos pequenos, para ganharem o que desejam, vem bem ao encontro do interesse dos pais!
Cobranças que, aliás, repousam em ensinamentos que guiam a Humanidade há séculos.
 
E agora, como bons brasileiros, ouçamos um cavaquinho que dá nova vestimenta a músicas natalinas, tão nossas conhecidas. Boa audição!




Músicas de Natal no cavaquinho





segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

UMA PAUSA PARA O ENCANTAMENTO


Não importa se os dias são corridos, se acabo enxergando apenas semáforos, pedestres que se acotovelam pelas ruas, se espremem nos coletivos, ou se esbarram em shoppings e supermercados. Se pouco vejo os familiares ou se já nem os tenho mais.
Diante desse quadro, preciso, isso sim, é cultivar a emoção/contemplação, a emoção/sentimento. Aquela que foi a própria essência do estilo clássico. Aquela que abre passagem para a vida interior.
Michel Lacroix, filósofo e professor francês, autor do livro O Culto da Emoção,  discorre sobre os tipos de emoção existentes.
Classifica a emoção/choque como a que nos acompanha nos dias atuais. E ela apenas serve para nos chocar, sem nos dar nada em troca. Tampouco, torna-nos mais colaborativos. Apenas assistimos à miséria e ao extremo oposto como meros consumidores. Nossas sensações, nossas experiências excitantes, a partir dessas cenas, não têm um objetivo maior e principal. Por outro lado, a sensibilidade do sentir contemplativo exige muito mais. Exige tempo para que se transforme em um sentimento. Esse é um norte a alcançar.
E nós, seres humanos, somos seres com sentimentos. Nossas emoções originárias são fornecidas por situações reais que nos cercam.
Aquelas outras, modernamente criadas por técnicas em que o espetáculo é o choque, a perturbação, a perda de referenciais, não parecem levar o indivíduo a alcançar o nível de contemplação que o enriquecerá interiormente. Sem ter a percepção aguçada para o real que o circunda, tornar-se-á um mero consumidor de videogames, de músicas violentas, daqueles programas televisivos desprovidos de conteúdo, de filmes em 3D, de uma realidade virtual cujo cenário é prodigioso, mas onde a imaginação torna-se supérflua. Tudo muito atordoante.
E que futuros adultos estarão a formar-se?
Quem terá, daqui pra frente, sentidos tão aguçados a ponto de ouvir o barulho de folhas secas caírem sobre um chão compacto, de um pátio existente lá na distante infância?
E o cheiro de terra molhada prenunciando chuva próxima?
E o barulho das folhas ao vento?
E os olhos acompanhando o pisca-pisca das luzes enfeitando a árvore natalina?
E o Papai Noel que, diziam, chegava na calada da noite?
E os brinquedos?
Estavam sob a árvore na manhã seguinte.
Tudo como num passe de mágica.
Segundo Michel Lacroix:

“O eu não é rico por si mesmo, mas pelo que retira do mundo, por sua colheita emocional, sua disponibilidade ardorosa”.
“A verdadeira interioridade zomba da interioridade”.
E mais adiante:
“A vida interior requer a disponibilidade e a atenção para o mundo”.
“Precisa ser revitalizada pela exterioridade”.
“De certo modo, ela é o prolongamento dessas impressões, a condensação dessas emoções refinadas que continuam a ressoar em nós, depois de seu objeto haver desaparecido”.
Precisamos da realidade que nos cerca, porque o virtual é apenas um descolamento do sentir/contemplação para uma emoção que choca, constrange, amedronta ou excita. O essencial, porém, torna-se amorfo, sem uso, ensimesmado, incapacitado diante do outro e frente ao mundo. E o essencial é o sentimento/emoção, aquele que obtemos ao pousar os olhos em outro par de olhos, ao apreciar um pôr do sol, ao vivo e em cores, ao abraçar fisicamente, não virtualmente, um amigo, ao observar o pouso suave de um pássaro sobre a árvore da praça. Ainda, só para lembrar, como estamos tão próximos do Natal, é montar a árvore, embora já não um pinheiro verdadeiro, mas ainda tangível, que se pode tocar, aos moldes daquela que ainda povoa nossas lembranças.
A árvore virtual, tão moderna, sinceramente, não sei se as crianças lembrar-se-ão dela quando chegarem à velhice. E a vida interior, talvez, esteja mais pobre quando dela mais precisarem.
Por ora, usufruamos desse tempo de Natal para fazermos uma pausa. E com os olhos brilhando, continuemos nos encantando com lembranças tão gratas.
Pois, como afirma Lacroix:

“A alma não extrai nada de seu próprio fundo: é fabricada com belezas externas”.
“Longe de ser autossuficiente, é apenas a sombra projetada pelo mundo”.
“É uma lanterna mágica na qual se projetam as imagens externas, acompanhadas por suas vibrações emocionais”.
E o virtual, convenhamos, passa bem longe disso.
Esse é um campo que obscurece nossa sensibilidade, deixando-nos à mercê de uma emoção excitada, desvinculada do outro, integralmente artificial e egocêntrica.
E o Natal pede mais!
Agora, por outro lado, o mundo virtual do computador faz parte do nosso dia a dia. Se atividades forem bem conduzidas por pais e educadores e repassadas aos pequenos na hora exata, podemos, quem sabe, salvar a emoção/sentimento, entre tantas outras oferecidas. Talvez, consigamos livrá-los do pensamento massificado da grande manada.
Afinal, como diz Toquinho, na música Mundo da Criança, o mundo da criança é abençoado. E, talvez, estejamos vendo fantasmas onde não haja sequer mais indivíduos para assustarem-se com esses espectros. Pois nem mais saberão o que é um fantasma!
O Mundo da Criança – Toquinho
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Comentário via Facebook:
Maria Odila Menezes:
"Amigas! Não percam esta crônica! maravilhosa!!!!Parabéns, Soninha!"

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CIVILIZAÇÃO PLANETÁRIA



Chegamos a um impasse. A conquista do mundo é fato. Era a tarefa que a nós cabia, conforme pensavam Descartes e Bacon, entre outros. E ela por nós foi realizada.

Porém, não conseguimos, até o presente momento, ascender ao patamar subsequente que é tornar o povo planetário em condições de conviver fraternalmente. Urge conscientizá-lo da importância de se observar regras comuns aos habitantes do Planeta.

O barco está à deriva. Dirão alguns que possíveis hecatombes independem do gênero humano. Talvez!

O fato é que estamos fazendo esforços no sentido de uma desestabilização do planeta, visível e crescente, gerada por nós mesmos. Mais ou menos como: quanto pior, melhor. Acreditam os comandantes da nau Terra que existe ainda muito tempo pela frente até que ocorra uma desgraça de proporções planetárias. Enquanto isso, impera a ganância, o lucro desenfreado, o solapamento das riquezas naturais, o que, consequentemente, afetam o ecossistema. Extrai-se tudo o que for possível transformar-se em lucro, sob o argumento da necessidade de energia, de combustível, para a geração de novos empregos, para a produção de alimentos, etc. E que parte desses lucros reverterá em “educação”, em “saúde”, em “segurança” para a população. Esse discurso já se esgotou.

Sabe-se que riquezas foram, ao longo dos anos, retiradas de regiões que eram sabidamente prósperas, cujas comunidades não tinham suficiente educação e cultura para criar obstáculos a essa espoliação. E por quê? Porque é fácil manejar um povo inculto. Contrariamente, a tarefa seria mais árdua se entendimento houvesse das intenções escusas de seus mandantes. Mesmo considerando-se a existência sempre de uma ala podre na comunidade, sobrariam muitos outros para, quem sabe, impedir tais desmandos.

Na verdade, os comandantes da nau, de todos os matizes ideológicos, não estão interessados em que hordas de famintos e incultos sobrevivam. Portanto, esses não ocasionam receio aos timoneiros.

Agora, e aqueles ditos civilizados, cultos, o que estão a fazer? Nada.

E esses também não são motivo de apreensão para os donos do mundo. A esses: corrompe-se. Barganham-se favores, posições ideológicas, desvios, lucros escamoteados em troca de somas em dinheiro, em participações societárias e outros descaminhos.

Num visível faz de conta, criam-se Protocolos disso e daquilo, Conferências sobre isso e aquilo. O que lá se pactua, já se sabe, de antemão, não será posto em prática.

E o que sobra para aqueles que não negociam favores, que não vendem a alma? Sobra a frustração de verem grandes projetos, em prol do coletivo, serem engavetados, falando-se aqui dos Parlamentos por esse mundo afora.

Por que o desinteresse em encontrar soluções pacíficas para questões religiosas ou étnicas que se arrastam já há séculos? Há interesse evidente em manterem-se acirradas tais disputas pelo lucro com a venda de armas.

Há interesse no lucro, também, quando se fala na venda de defensivos agrícolas proibidos, na contaminação de gêneros alimentícios postos à disposição da população para consumo. E aqui não temos Parlamentos envolvidos. Temos condutores de um mísero barquinho, tal a importância desses “vendidos” na escala social.

Poder-se-ia perder a esperança com esses dados?

Sim, se nós, seres humanos, não fôssemos construídos para a reflexão. O que importa, agora, é refletir.

Nelson Mandela refletiu encarcerado durante 27 anos. Saiu melhor do que quando entrou? Saiu mais prudente, mais sábio, isso sim. Ele, que já detinha conhecimento diferenciado, considerando a média do seu povo, lapidou, ainda mais, sua capacidade de entendimento do que o cercava e de quais meios disporia, daquela hora em diante, para mudar o status quo vigente. Com essa atitude superou-se, tornando-se mais civilizado na acepção ampla do termo.

Conforme ele declarou:

-“A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

E ela ensina-nos a refletir, digo eu.


Diante do impasse em que nos encontramos, há que se adotar um novo modelo educacional que repouse numa visão humanística, reflexiva, aliada às ciências exatas e à tecnologia. Unindo-se os meios de informação e de comunicação, torna-se mais fácil essa educação globalizante, o que não quer dizer que se homogeneízem as culturas nacionais e regionais. O que se busca é um enfoque transdisciplinar que possibilite entender a condição humana, os tipos de sociedades e de economias que existem, com o objetivo final de atingir-se a PAZ em todas as dimensões, a saber: cósmica, planetária, social e individual.

Temos que ter em mira a abolição da depredação do Planeta. Isso exigirá uma conscientização universal que, parece, está a caminho.

Embora tenhamos, ao que se sabe, apenas uma Fukushima a causar sobressalto constante e sem evidência de solução, acredita-se que a humanidade dispõe de instrumentos materiais poderosos para capacitar-se na obtenção de informações sobre o Planeta. E, a partir daí, compartilhar conhecimento com vistas à solução de problemas que atinjam a humanidade.

Com essa educação reflexiva poderemos perceber os avanços tecnológicos que vêm em auxílio do coletivo, daqueles outros que pretendem apenas o controle total dos indivíduos e a destruição da memória histórica dos povos. Incluindo-se, igualmente, os demais avanços que permeiam todas as guerras, mesmo as que ostentam a bandeira camuflada da paz.

O ideal nessa Educação Planetária, tão necessária, é que elaboremos uma visão de unidade do gênero somada à diversidade de culturas e de indivíduos. Daí, teremos, finalmente, uma civilização planetária.

Madiba estava certo, quando afirmou:

-“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.


Por outro lado, observa-se, de forma realística, que o século que se inicia nos apresenta uma nova ordem mundial: a da economia de mercado, independente de matiz ideológico. Aliás, isso é coisa também esgotada. O que a globalização aponta é uma aparente distribuição de tecnologia salvadora, mas um visível empobrecimento de todos os países.

Os fundamentos da nova ordem, na verdade, continuam os mesmos: exploração de tudo e de todos, lucros desenfreados, depauperamento físico, psicológico, intelectual, social e ético dos indivíduos como um todo. E o Planeta em total desequilíbrio saberá dar o troco na hora da exaustão.

Nesse instante, a meia dúzia de cérebros maquiavélicos, comandantes dessa nau, sucumbirá igualmente. Tomara que consigam acordar-se em tempo de evitarem tal hecatombe.

Rezemos!


De qualquer sorte, uma educação reflexiva oferece-nos a possibilidade de não nos tornarmos alienados pela incompreensão do que acontece pelo mundo. O que não sei se serve de consolo. Talvez, sirva de despertar. Somos uma população planetária, conquistamos os mais distantes recantos, mas longe estamos, ainda, de atingirmos o patamar civilizatório.
Aguardemos o transcorrer do século.




Depende de nós - Ivan Lins

Herdeiros do Futuro – Toquinho