sábado, 12 de outubro de 2013

LEMBRANÇAS

Ainda ouço o leve estalar das folhas secas sobre o chão batido, quase um assoalho de tão liso. O verão escaldante servindo de fundo e as sensações pululando naquelas ondas de calor que subiam da terra. Este som é algo tão presente que ainda me transmite a sensação de absoluta unidade com aquele chão, com aquelas folhas a cair, com aquele momento, com aquele instante que ficou na saudade de dias em que o Universo estava todo ali. Era a alma infantil e aquele instante mágico. Ficava aguardando a próxima caída ao chão da folha ressequida: fim de uma vida para ela, desabrochar para mim de um tempo e espaço a descobrir. Em frente da casa, o pátio: um universo de descobertas, de sensações, onde o medo não disputava espaço com nada e com ninguém. Ele ainda não existia.
 
E o que era aquela pequena escada de oito degraus, disciplinadamente alcançada até o terceiro degrau, não mais, pois a mãe zelosa assim advertia? As fantasias iam além, mas o corpo pequenino ali estacava. Nem mais, nem menos. Aventurar-se, por instantes, em territórios desconhecidos, só em pensamento. O pescoço espichado, o olhar lançado, mas só até onde a vista alcançava: nem mais um milímetro. A imaginação, porém, compensava.
 
E o que dizer do balançar da cortina que dividia o quarto da sala? Ainda da cama, perceber pelo olhar o vulto rechonchudo de um bebê, fofinho, pés e mãos de massa, sentado em uma poltrona, presente de Papai Noel.
 
E o cheiro de terra molhada, prenunciando chuva próxima? Era a hora de carregar os brinquedos para um lugar seguro. Esse lugarzinho era embaixo da casa, onde minha mãe guardava o pote de manteiga no verão, para conservá-la mais fresquinha.
 
E o que dizer das hortênsias sob a janela do quarto e do banco de praça, ali postado, junto ao galpão, embaixo da parreira, bem perto do poço? Esse foi um dos objetos de minha infância. Sobre ele colocava filhos e filhas. Preparava o café da manhã, onde até o cheiro imaginário emoldurava o instante.
 
Um quintal cheio de sonhos, ainda adormecido para a realidade.
 
Uma infância atrelada à natureza, embora vivendo em uma cidade. E o que mais chamava minha atenção eram os sinais dela: os cheiros, os sons, as cores, a lua, o sol, as estrelas, a chuva, o vento e o navegar das nuvens.
 
Tempos depois, descobri com Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, na poesia DA MINHA ALDEIA, transcrita abaixo, esse olhar circunscrito a um pequeno lugar. E de lá, mesmo assim, capaz de perceber o quanto daqui “se pode ver no Universo”. E lembrei-me do meu Universo: o meu quintal.
 



 
Igualmente muito atenta, também, às conversas dos mais velhos e, especialmente, uma companheira de meu avô em suas investidas pela redondeza em conversas com os vizinhos.
 
Bons tempos aqueles! Serviram, com certeza, para moldar uma tendência de atenção com a natureza, com o entorno e, principalmente, com o outro. Uma criança que observava muito, que ouvia bastante e aprendia a se comunicar, tendo como espelho o próprio avô. E isso que era apenas uma vez ao ano, durante um mês, o contato com esse familiar.  A genética do avô materno, porém, já se vislumbrava de forma intensa.
 
Ah! Com ele também aprendi a gostar, desde tenra idade, de conhecidas óperas, interpretadas por cantores líricos italianos, conforme seleção constante da crônica CHAMA INTERIOR, publicada em 12/10/11, igualmente dedicada a ele. Destaco, por ora, novamente, a conhecida canção napolitana Santa Lucia, gravada por Beniamino Gigli, cantada por meu avô e que ainda soa em meus ouvidos.
 
Pena que nem todos os momentos, que se sucederam bem depois, foram tão cálidos ao coração e tão mágicos na sua essência. Aqueles primeiros, porém, com certeza, foram puros como a alma de uma criança e absolutamente reais para aquele ser, ainda anjo, perceber e inocentemente sorver, gota a gota, instante a instante.
 
O importante é que minha criança interior permaneceu, bem como o banco, ainda existente, na mesma residência, conforme foto abaixo. Apenas, agora, está em pleno jardim, soberano, único, parceiro e cúmplice dos sonhos que alimentaram essa então criança.
 
 


 
 
Hoje, estive lá para vê-lo, uma vez mais. E ele nem desconfia! Será?
 
Nesse dia 12 de outubro, portanto, dedico essa crônica a mim própria e ao meu modelo, até hoje presente em lembranças extremamente vívidas: meu avô Julio Noal.
 
 
E para que continuemos a desfrutar, ao longo da vida, de  momentos assim mágicos, embora o dia a dia seja, muitas vezes, bem menos leve e inspirador, sigamos o refrão da canção Par ou Ímpar, de kleiton e kledir, que diz:
 
“Não leve tudo isso tão a sério.
  
Enquanto o mundo gira, a gente brinca”.

E eu digo:
 
Não leve tudo isso tão a sério, porque, enquanto o mundo gira, a gente sonha. E essa também é uma forma de brincar.


 
 
 
 

Santa Lucia - Beniamino Gigli
 
 
 
Vídeo Kleiton e Kledir – Par ou Ímpar  
 
 
Da Minha Aldeia - Fernando Pessoa
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PODEROSOS! ALGUÉM DUVIDA?



Adivinhem o que faz, todos os sábados e alguns domingos, aquela senhora de 75 anos, magrinha, diminuta na altura, com um pouquinho menos que 1m50cm, mãe de quatro filhos, uma simpatia de pessoa, com uma boa audição e que nem óculos usa (pelo menos para longe, constato eu), pois enxerga muito bem?
Ela dança! Não pensem que é uma valsinha lenta ou tal e coisa. Não! São vaneiras, chamamés, rancheiras, xotes e por aí... E isso desde as 15 horas até às 17 horas, com um intervalo de uns 15 ou 20 minutos, no máximo, para um lanchinho. E depois?
Pois o baile estende-se até aproximadamente às 18 horas e 15 minutos.
Fazendo par com ela, eventualmente, um cidadão, de mesma idade, que costuma assustar as suas parceiras de dança, tamanha a rapidez com que avança sobre o tablado, rodopiando em toda a extensão do salão. Vitalidade é o que não lhe falta.
Também presença constante, um outro cidadão, ao que parece de igual idade ou um pouco mais, de estatura baixa, magro e, igualmente, com fôlego de fazer inveja a muito jovem, pelo menos quando dança.
E há outros tantos, homens e mulheres, a que assisti, quando lá estive, para justamente ver “in loco” o que esses jovens de ontem fazem no CTG 35, todas as tardes de sábado.
E é de deixar qualquer um entusiasmado. Todos os participantes apresentam idade acima de 60 anos e a grande maioria comparece pilchada, como manda a tradição.
E não pensem, já que referimos dois exemplos de pessoas magras, que são todos assim. Há os mais gordinhos e que nem por isso deixam de dançar, demonstrando grande vitalidade e desenvoltura.
Com certeza, estamos hoje muito melhores em aptidão física do que estávamos há séculos atrás.
A propósito, lembrei-me de outra senhorinha que, aos 75 anos, resolveu vender seu apartamento, num edifício já antigo, simplesmente porque queria ir morar em um novo, recém-construído. Instalou-se lá com móveis novos e utensílios mais modernos.
E assim o fez. Isso lá pelo ano de 1980.
E, para completar, a compradora desse apartamento da referida senhorinha soube, tempos depois, que aquele senhor que ela encontrara no apartamento, quando fora visitar o imóvel, era um amante, de velha data, da "vovó" vendedora.
Pois é! Imagine-se como estarão as coisas hoje em dia.
Com o advento da Internet, as fronteiras expandiram-se e os jovens de ontem viram-se frente a novos desafios. Mas aqueles que abraçaram o novo, procurando inteirar-se dessa nova maravilha, hoje usufruem dessa companhia diuturna.
Como exemplo dessa integração daqueles de ontem com as tecnologias de hoje, temos os nossos cantores/compositores Caetano e Gil, que se mantêm vivos, plenamente inseridos nos ritmos e no vocabulário atual, e com uma disposição física de causar inveja, como demonstram os vídeos abaixo. Nesse rol, encontram-se outros tantos cantores e cantoras, atores e atrizes. Os avanços da Medicina no combate e prevenção às doenças também é um dado relevante nesse contexto.
O fundamental é que nós, os menos jovens, permaneçamos prontos para constante mudança, pois é dela que se fazem os dias. Não apenas fiquemos numa posição de espectadores ou até mesmo de acolhedores, como este verso de Olavo Bilac propõe:
“Dando sombra e consolo aos que padecem!” (da poesia A Velhice, abaixo transcrita)
Sejamos mais do que isso. Recomecemos a cada dia um novo dia. Exercitemos aquilo que o poeta Mário Quintana chamou de CANÇÃO DO DIA DE SEMPRE.
 


 
Agora, nem só de diversão vivem os menos jovens. Há muita gente que trabalha, de forma competente, com idade acima de 70 anos. Temos aí enquadrados vários profissionais liberais, os taxistas e outras tantas atividades que exigem atualização constante, atenção e também bons reflexos, como a classe dos motoristas.
 
 
E, para tornar ainda mais leve e fácil o dia a dia, nada melhor do que a companhia dela: da música. Desde aquela que nos traz tranquilidade, serenidade, até a mais vigorosa. À erudita, com sua beleza e virtuosidade intrínsecas, somam-se aquelas joias, tão nossas conhecidas, da Música Popular Brasileira, e outras tantas do nosso cancioneiro regionalista. E para curtir, com humor, essa etapa da vida, ouçam a letra da música Envelhecer, cantada por Arnaldo Antunes.
Não esqueçamos, porém, de que o novo não pode ser de plano descartado. Há que se vê-lo, ouvi-lo, senti-lo para, só então, descartá-lo ou incorporá-lo. Muito provavelmente, se assim os menos jovens receberem o novo, terão melhores condições de entendê-lo e, por conseguinte, orientar os mais novos sobre a importância dos movimentos e ideias que surgem de um dia para o outro.
E esse grupo poderoso (alguém duvida?), que o diga a indústria do turismo, ainda tem a comemorar o seu dia.
Portanto, viva o 1º de Outubro!
Viva o Dia dos Menos Jovens!
 
Ah! E, se sobrar um tempinho, curtam ainda, com intensidade, um afeto que pode perdurar por muuuuuito tempo!
Assistam ao vídeo que virou hit no iTunes e inspirem-se!
 
 
 
 
 
 

 
 
Gilberto Gil – Pela Internet
 
 
Arnaldo Antunes – Envelhecer – Acústico MTV
 
 
Viúvo faz música para amada e vira hit no iTunes
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 28 de setembro de 2013

A MUSA INSPIRADORA





Pois, depois da última Bienal de Arte do Mercosul, visitada por Dona Mercedes, ela não mais visitou outra. À época, deslocara-se de Novo Hamburgo, numa bela tarde de sábado, para conhecer, na Capital, o que estavam apresentando de arte por essas bandas.
Estivera circulando por vários locais naquele dia. Já, ao final da peregrinação, deparou-se com uma obra de arte que a perturbou de tal maneira, deixando-a até com certo mal-estar ao se defrontar com a dita.
Contou, dias depois, a uma sobrinha, professora de Literatura, que saíra quase correndo do salão onde a exposição acontecia. A má impressão fora tão forte que Dona Mercedes chegou a afirmar para a sobrinha que nunca mais voltaria a visitar tais exposições.
Gabriela tentou explicar à tia o que ela própria também sentira, quando estivera dias antes a visitar a mesma exposição.
Dissera à tia que arte não é para entender. Na realidade, é para sentir. E a tia sentira algo desagradável, sob o olhar dela. Outros, talvez, não tenham tido essa mesma sensação. Sabe de uma coisa, tia: Arte é Arte. Tu podes encontrar com a arte andando pela tua cidade. Nela existem, com certeza, vários tipos de arquitetura sob a forma de monumentos, igrejas, etc.
Dona Mercedes, por outro lado, parecia crer que arte é apenas a expressão do belo. Então, Gabriela, tentando desfazer aquela sensação desagradável que a tia sentira, disse que aquela peça de madeira, que ela achara tão feia, poderia ser vista também como um pedaço de nós. Temos nós, igualmente, uma parte bela e outra não tão bonita assim. Olhando sob esse ângulo, talvez possamos nos ver naquela peça ali exposta.
Diante da incompreensão de Dona Mercedes com a feiura daquela obra de arte, Gabriela arriscou criar um poema demonstrando à tia o que estava tentando explicar. E escreveu:
 
 
NO MUSEU
 
Descubro que me observas.
Pelos cantos, vejo um madeirame tosco, torto, em primitivo arranjo.
És um espectro a espreitar-me.
Sinto-me estranhamente tocada por tuas formas.
Acho que mil olhos me fitam.
Devo voltar às raízes do ser, que já me esqueci de ser?
Sou refinada, burilei minhas emoções.
Choro com o belo.
Aqui, por instantes, grito o grito do selvagem.
Cores primitivas renascem em mim a fúria.
Com seus olhos ameaçadores, a obra busca satisfazer-se.
Corro, fujo.
Já fora, piso sem cuidado.
Afinal, são apenas maravalhas que adornam o passeio.
Quero flores, seus delicados matizes.
Quero a criação estética, ainda a torre de marfim!
 
Porém, acredita, não te posso olvidar.
Também, te quero, corroída madeira, pois ornada pelo criador.
Confesso: sou bela, sou feia.
Percebo-me com novo olhar.
Reconheço-te em mim.
Sou como tu:
Nem mais, nem menos.
 
 
Diante dessa leitura e com os esclarecimentos a respeito do que era a torre de marfim, Dona Mercedes percebeu uma das possíveis interpretações dadas àquela madeira tosca e retorcida.
Gabriela sabe que, em geral, as pessoas buscam o belo na arte. O mesmo que os parnasianos buscavam: a Arte pela Arte. A eles não interessava o sentido utilitário, social ou engajado da arte. A interioridade do artista não interessava. Ele apenas observaria e reproduziria as coisas, os objetos, a natureza, tudo como se fosse real, concreto.  E quanto mais real, mais belo. As vicissitudes do dia a dia ao artista não interessavam. Daí a expressão “torre de marfim”, local onde o artista se isolava dos problemas cotidianos, consequentemente, do próprio público leitor. O seu “sentir” tornava-se ausente.
No caso da poesia, buscavam, na Antiguidade Clássica (gregos e romanos), deuses, personagens, bem como termos de difícil compreensão para um leitor menos aparelhado para esse tipo de leitura. Muita retórica, erudição, deuses e impessoalidade atestavam um consequente desprezo pelo drama dos mortais. Abdicando da participação do eu e do social, sobrava apenas a descrição, aí sim, perfeita de cenas da natureza, de objetos, etc.
Portanto, aquela madeira tosca tem a alma do artista, ali posta. Pode não ser bonita, mas é real, é autêntica.
 
E Gabriela, ao que parece, convenceu Dona Mercedes a retornar à Bienal este ano.
Soube, dias atrás, que ela esteve na 9ª Bienal de Arte do Mercosul, que acontece até o dia 10 de novembro.
E que, dessa vez, Dona Mercedes deparou-se com algo impressionante. Nada mais, nada menos, do que uma banheira borbulhante. E o que é mais incrível: cheia de lama.
Agora, o que a deixou estupefata foi o nome da instalação: MUSA DE LAMA.
Como Dona Mercedes já sabe, porque a sobrinha explicou, o Parnaso é um monte localizado na Grécia Central, onde, segundo a mitologia, residiam o deus Apolo e as Musas.
E musa sempre foi algo inspirador.
Quem não gostaria de tornar-se uma?
Dias depois dessa visita à instalação, Dona Mercedes contou à sobrinha que ficou bastante impressionada com essa obra de arte. Isso se deu porque ela vislumbrou, naquela banheira, a necessidade, considerando a idade em que já se encontra, de procurar um esteticista e começar a tomar uns banhos de lama para manter-se jovem por mais tempo. Quem sabe, assim, o Artur, aquele viúvo que mora na esquina, lhe lance algum olhar convidativo. E possam, finalmente, bater um papo. Já pensou?
Pois, ela encontrou, num relance, o caráter utilitário daquela obra de arte. Outras pessoas, com certeza, terão encontrado algum significado mais estético, mais artístico. Os significados podem ser inúmeros, dependendo do olhar do visitante e do seu próprio sentir. Haverá, com certeza, interpretações mais bem elaboradas, dependendo da bagagem cultural de cada um.
Gabriela, nesse encontro, forneceu à tia alguns dados sobre o autor da obra que é o artista norte-americano Robert Rauschenberg (1925-2008).
Essa obra foi composta em parceria com os engenheiros da empresa Teledyne, construtora de aviões e componentes, que descobriram formas de ativar a lama por ondas de som, reunidas a um sistema de ar e válvula. O lodo é estimulado a partir dessas ondas de som.
O artista, em suas obras, “faz a ponte entre o expressionismo abstrato e a arte pop”, é o que disse David White, assistente do artista nos últimos 30 anos.
São famosas suas “combine paintings”, onde mistura pintura aos objetos cotidianos. Igualmente, destacam-se obras da série “Glut” (aglomerados), onde busca, em restos encontrados no lixo, especialmente metal, a beleza presente nesses refugos.
O Leão de Ouro, ganho na Bienal de Veneza, em 1964, tornou suas pinturas referência obrigatória.
Em 1966, funda com o engenheiro eletrotécnico Bill Kluver o E.A.T. (Experiments in Art and Technology), que se destina a promover a colaboração entre artistas e engenheiros. Desta parceria resultou Oracle, que se encontra no Centro Georges Pompidou, e Soundings no Museu Ludwig, em Colônia.
Gabriela tem certeza que, agora, a partir dessa Musa de Lama, a tia Mercedes não mais se surpreenderá com nada, tirando sempre algum proveito desse novo olhar despojado.
Entendeu, rapidamente, através dele, o caráter utilitário da obra de arte. Foi para ela um despertar.
E, quando Gabriela ia mencionar que os viadutos, pontes, túneis, são também consideradas obras de arte pela engenharia civil, levando-se em conta a complexidade desse tipo de obra, Dona Mercedes já se levantara. E da porta, já de saída, perguntou:
- Quando é a próxima Bienal?
É! Essa ficou “freguesa”!
 
 
Então, fica o convite para a visita, gauchada amiga!
E pra terminar, que tal ouvir Da Laia do Lama, com uma letra cujo significado possibilita mais de uma interpretação, ou, quem sabe, uma só.
Ou, sei lá...
 
 
 
 
 

 
Da Laia do Lama – Ana Carolina e Antonio Villeroy
 
 
 



 
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Sensacional!!! Soninha! Amei a culminância com a bela música!
 


Muito bom, Soninha! Abraço