terça-feira, 20 de maio de 2014

A ELA

Desde sempre ela me acompanha. Suave som que me embalava já nos primeiros momentos de vida. Vibrações que percorrem meu ser, ainda tão pequenino. Sons da primeira infância, tão presentes. Ouvido extremamente perceptivo aos sons que me rodeavam. Assim foram os sons das folhas ressequidas, caindo ao chão, no pátio lá de casa. Transformei, bem mais tarde, esses sons em poesia e crônica.

Assim, sempre atenta aos silêncios, percebia também neles sons, os mais diversos. Fui, aos poucos, vivenciando os sons musicais, propriamente ditos. Fui acercando-me dela, habituando-me com ela. Fui aprendendo a senti-la das mais diversas maneiras: em exaltação, em êxtase, em recolhimento, em profunda tristeza, em apoteose.

Até que tive o privilégio de poder atravessar o Atlântico, sem nunca lá ter estado, pelo som de um alto-falante do navio que levava os pracinhas gaúchos à Suez, pois eu gravara músicas em uma fita cassete levada por um tio. Disso resultou uma crônica, também.

Não menos importantes foram as tardes de sábado e domingo, nas distantes décadas de 70 e 80, quando, novamente, sua companhia foi decisiva em momentos difíceis, de desesperança e muito trabalho. Mas ela estava lá, fiel. Sempre foi perfeita em todos os momentos, adequada a cada situação vivida. Em instantes de dor ou de alegria, uma diferente era escolhida e cumpria seu papel catártico de forma exemplar. Sempre foi capaz de restabelecer o equilíbrio interior, de confortar com sua divina presença. Sim, porque deve haver algo divino nesse poder que ela exerce sobre meu ser.

Buscar, na Ouverture “1812” de Peter Ilich Tchaikovsky, garra para avançar nos dias que se iam sucedendo, era uma constante. Captar a apoteose de uma Nona Sinfonia de Beethoven e vibrar com ela, bem como ouvir o belíssimo Concerto Tríplice, em dó maior, opus 56, acompanhado do Coral Fantasia, do mesmo autor, era um deleite para os meus ouvidos. Apreciar o virtuosismo de Salvatore Accardo, interpretando os seis concertos para violino de Nicolò Paganini, era inspirador. Perceber a riqueza de sonoridades das Quatro Estações de Antonio Vivaldi transmitia leveza. Sorver a paz, que emana de uma Ave Maria de Schubert, é divino. E quantos outros mais compositores clássicos poderíamos aqui mencionar, como: Brahms, Bach, Chopin, Haydn, Rachmaninoff, Liszt, Handel, Mozart, Strauss, Mendelssohn, Schumann, Wagner, Albinoni. Carlos Gomes e suas aberturas e prelúdios e Heitor Villa-Lobos, mais recentemente, já mais próximos do nosso tempo e de raízes brasileiras.

Também orquestras como as de Andre Kostelanetz, Mantovani, Franck Pourcel, Billy Vaughn, Glenn Miller, Henry Mancini, Bert Kaempfert, Burt Bacharach, Ray Conniff, Waldir Calmon, Radamés Gnatalli, famosas à época, ofereciam interpretações de músicas de excelente qualidade.

E o que dizer de Acker Bilk e seu trompete? E os tangos da Orquestra Típica de Edoardo Lucchina? E a excelente música popular brasileira, oriunda dos grandes festivais da época? E a nossa Bossa Nova? E os nossos cantores e cantoras mais conhecidos já incorporados aos novos tempos, com ritmos bem ao gosto da galera de hoje?

Ela está, como sempre esteve, por todos os lados a nos brindar através de inspiradas melodias e letras que nos acompanham no dia a dia. Mais recentemente, os sambas de partido alto e a música gauchesca foram incorporados ao meu cotidiano. Tudo, claro, com uma roupagem nova para entrar de vez no ritmo da Internet. Cada tipo de composição e letra tem o seu lugar guardado para um ouvinte que se disponha a buscar, sem preconceito, aquilo que aquela música, naquele momento, pode lhe acrescentar. Haja vista, as inúmeras bandas gaúchas e brasileiras que, com uma batida moderna, fazem os jovens, e também os não tão jovens, sacudirem “o esqueleto”. Ela é poderosa. Não importa se ela remonta aos tempos do Barroco, do Classicismo ou do Romantismo. Lá, foi importante. E, ainda, o é para quem se dispõe a ouvi-la com atenção redobrada, quase de forma reverencial. Composições primorosas em que a melodia torna dispensável qualquer letra. A exceção eram partituras que incluíam corais, como a apresentada no primeiro vídeo, em sua parte final, que segue abaixo. Ou se já pertence à era Modernista, onde a composição reúne melodia e letra, pelo menos na música dita popular.



Portanto, para mim ela tem ciclos mais ou menos predominantes, mas sempre presente. Quanto mais vazios existirem, mais ela far-se-á presente. Sempre foi assim. Ela preenche vazios, pois reverbera no meu interior.

Assim, desfilaram, ao longo dos anos, um sem-número de sons que se harmonizavam em composições clássicas ou populares. Coincidentemente, quando um ciclo de vida encerrava-se, ela aparecia com redobrada força a amparar essa sua amante, sempre tão carente de sua presença. Continuo a mesma. Encharco-me dela em momentos de necessidade. E ela possui a mim de forma avassaladora. Entrego-me a ela de bom grado. E ela, fidelíssima, nunca me desampara. Ao contrário, nada pede a mim. Apenas dá-me, em abundância e a minha escolha, o que de melhor possui: sua envolvente e inebriante sonoridade. Minha necessidade é o de que precisa. E é ela uma de minhas necessidades básicas. E, como tal, sempre que necessito (e sempre necessito) lanço mão dessa companheira. Às vezes, seu som basta-me. Outras, quero ouvi-la e vê-la executada por quem tem esse mister por profissão.

Ouço-a, também, num chilreio, num pingo d’água teimoso, até no bater ritmado de um coração que nunca para, obra-prima do Criador.

Originários de um universo barulhento, fomos embalados em suave borbulhar, nadando num meio ritmado. Expelidos, passamos a conviver num novo mundo sonoro, bem mais agitado. Mas, com o passar dos anos, descobrimo-la. Ela, agora, aparece já de forma ordenada. É uma festa de ritmos e sons. Tudo humanamente trabalhado para que ela se apresente de forma total: ritmos e sons perfeitamente ajustados e harmônicos.

E dela nunca mais nos separamos. Alguns serão mais dependentes, outros nem tanto. Mas de todos nós, em algum momento, ela fará parte. Nem que seja no Parabéns a Você, tão aguardado pelas crianças e por nós adultos, também.

Então é isso... Começa com aquele sonzinho do tapinha ao nascer, do estalo de um beijo, do som da chuva sobre o telhado, do vento zunindo. E por aí vai... Com o tempo, tomará contornos definidos e será cantada nas cantigas de roda, se ainda existirem, é claro. Acalantará o sussurro ao pé do ouvido, relembrará encontros inesquecíveis. Nunca mais nos largará. Acompanhar-nos-á até quando os sinos derem o toque final. Serão cânticos de despedida que, em algum momento, anjos entoarão, dando aos que ficam a certeza de que sua existência nos empresta motivo suficiente para vivermos melhor por aqui.



Portanto, sugiro que guardemos um tempo, a cada dia, para desfrutarmos de sua envolvente presença que nos reenergiza, descontrai, acalma, nos faz sonhar, tudo dependendo de qual carência estivermos apresentando e da correta escolha que fizermos dela. Com certeza, ela cumprirá seu papel, alimentando nossa vida interior com aquilo de que estivermos precisando.



Segundo John M. Ortiz, compositor, multi-instrumentista e psicólogo, autor do livro O TAO DA MÚSICA, ela é invisível, mas sabemos que está presente. Não podemos tateá-la, mas ela pode ser tocada. Não podemos prová-la, mas ela pode ser saboreada. Não podemos cheirá-la, mas ela enche o ar de fragrâncias. Quando sentimos o Tao da música, nunca mais o esquecemos.

E, mais adiante, continua:

Muitas pessoas, ao se sentirem deprimidas, escutam músicas, que refletem essa emoção ou que, ao contrário, as tornam alegres. Ela nos propicia uma oportunidade rara e prazerosa para alterar o padrão de nossos pensamentos, tornando nossa vida mais saudável e satisfatória.

O caminho da música, digo eu, é eterno, porque infinito.



Artur da Távola, conhecido jornalista, advogado, professor e escritor, cunhou uma frase que se tornou muito conhecida e com a qual encerrava um programa da Rádio MEC sobre música clássica, que é absolutamente verdadeira. Dizia ele:

“Música é vida interior. E quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”.

Ah! Ia esquecendo de acrescentar que parte desse amor à música deve-se ao contato que tive muito cedo com ela. Há poucos dias, graças ao Senhor Google e ao Facebook, descobri que minha professora de música, Nívea Rosa Thumé Karam, continua bela, como sempre foi. 

Um agradecimento especial a essa professora e a minha homenagem a ELA, a MÚSICA.



Em dias tão conturbados, precisamos cada vez mais dela. Busquemos nela a força para enfrentar os embates diários, a alegria que pode nos transmitir, a descontração tão necessária, bem como a fruição de momentos de paz e vivência interior. Tudo a nossa escolha.






Triple Concert - Choral Fantasy – Beethoven


Ave Maria de Schubert - Daniela de Santos



Pink Panther Theme - Henry Mancini




Afrikaan Beat  - Bert Kaempfert  



Stranger on the Shore – 1988 (Live) - Mr. Acker Bilk
  



Pela Internet – Gilberto Gil 




Fundo de Quintal ao Vivo 




Cheiro de Galpão - Os Monarcas 











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Comentário via Facebook:


Nívea Rosa Thumé Karam escreveu: 
"Soninha Athayde Parabéns pela maneira fácil com que consegues te expressar,li tua crônica do dia 20 de Maio e muito me envaideceu saber que de alguma forma eu contribui para que também te apaixonasses por Ela a música.Com esse poder que ela exerce sobre nós Soninha ,creio piamente a Solidão será para qualquer um que a cultivar,uma eterna desconhecida..Um grande abraço e obrigada menina dos olhos azuis."





domingo, 11 de maio de 2014

PROTEÇÃO GARANTIDA


Naquele fluido que alimenta, impera o sossego. Um verdadeiro berço cálido que aconchega e protege. Quem não se acostumaria a esse dolce far niente!
Um dia, porém, esse mar de tranquilidade acaba e começa uma etapa em que a antiga calmaria nunca mais se fará presente.
Mas ela, a que protege, estará diuturnamente à disposição para os tropeços, incertezas, dúvidas, medos, angústias, dissabores e todos os reveses que essa nova etapa de vida aprontar.
Não esqueçamos que ela, a MÃE, como versejou o nosso Mário Quintana, é do tamanho do céu e apenas menor que Deus! Com certeza, um jogo de palavras e de significados poéticos do nosso vate tão querido. Portanto, digo eu, puro amor, um amor incondicional aos seus filhos, a exemplo DELE.
Os textos que seguem descrevem, sob duas diferentes construções literárias, o mesmo tema tomado do passado, mas presente na memória e, aqui, registrado para o futuro: a proteção que a figura da mãe representa.












A seguir, assistam aos dois vídeos que seguem. Num, Mário Quintana revela-nos, por inteiro, o seu poema MÃE. Noutro, Zeca Pagodinho interpreta TREM DAS ONZE de Adoniran Barbosa. A letra trata de retribuir os cuidados que tal mãe dispensou àquele filho único. Espera-se, claro, que não seja um migué que o malandro está dando para justificar a despedida.
Ah! Esqueci!
UM FELIZ DIA DAS MÃES!
Claro, a todas que merecem esse nome.



Mãe - Mário Quintana


Trem das Onze - Zeca Pagodinho





 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

SIGAMOS O SEU EXEMPLO


A avalanche agiganta-se a cada dia que passa. Sentimo-nos já meio soterrados. E a cada noite, desfilam à nossa frente um número cada vez maior de desastres e tragédias de toda a ordem e tipo.
Elencamos, abaixo, as notícias veiculadas durante uma semana, em dois jornais televisivos de abrangência nacional. O papel da imprensa é, sem dúvida, o de informar. Daí sua importância relevante. Nada, portanto, contra a imprensa.
Vejamos, por tópicos:
  • Guerras
  • Violência
  • Crimes de todos os tipos: nas ruas, em favelas, no seio familiar.
  • Atentados, Sequestros, Desaparecimentos.
  • Terrorismo
  • Agressões de todo o tipo
  • Explosões
  • Naufrágios
  • Deslizamentos
  • Incêndios criminosos
  • Tufões, Tornados, Furacões, Tsunamis.
  • Descarrilamentos
  • Discriminações: religião, sexo, raça, cor, opção sexual.
  • Casos de pedofilia
  • Imigração Ilegal
  • Desvios de dinheiro público
  • Fraudes de todo o tipo: contaminação, adulteração, validade vencida.
  • Cenas de selvageria em estádios de futebol
  • Greves
  • Cenas de descaso com a Educação
  • Cenas de descaso com a Saúde
  • Segurança deficitária para os cidadãos
  • roblemas graves na produção de energia
  • Mananciais de água para abastecer cidades sob-risco iminente de colapso
  • Esgotamento das reservas para produção de energia
  • Custos cada vez mais altos para prospecção, em terras profundas, de materiais  combustíveis.


Em apenas sete dias, todos esses gravíssimos assuntos, recheados por imagens impactantes, mergulharam em nossos olhos e mentes.
Milhares de nós já estão submersos em muitos desses dramas. Outros tantos, não o sentem diretamente, mas são fortes candidatos a serem atingidos por alguns desses desastres. Alguns outros, talvez, demorem um pouco mais para chegar a esse nível caótico que se desenha.
Percebe-se que, na verdade, mesmo aqueles cidadãos, que ainda não se sentiram atingidos diretamente, já o são na medida em que recebem esse bombardeamento visual contínuo e diário.
Como navegar em meio a essa avalanche?
Sem olhar para trás, embora lá se encontrem experiências que não deram certo e que, por isso, não devemos repeti-las?
Sem olhar para os lados, pois nos deparamos com situações e pessoas do nosso cotidiano que, da mesma forma, nadam em meio à mesma avalanche?
E olhar para frente é ainda a solução?
Sim, ainda é o caminho. Outro, não há.
Por menor que seja o ponto luminoso à frente, é para lá que deveremos mirar.
Cada um construirá, pouco a pouco, mecanismos de defesa próprios que o livrarão, dentro do possível, da desesperança que se abate diante de tal realidade.
Lembrei-me daquela professora dedicada que, todas as manhãs, preparando-se para enfrentar um dia de trabalho, ouvia uma determinada rádio, aguardando o noticiário. Ocorre, porém, que tal noticiário era precedido por um programa, cujo apresentador, invariavelmente, atribuía aos professores, da época, todos os males da Educação. Tudo porque eles reivindicavam dignidade de tratamento, remuneração condizente com a relevância do cargo e escolas com infraestrutura adequada.
Diante desse bombardeamento diário, a tal professora passou a não ouvir mais o referido programa. E o noticiário acabou também prejudicado. Cortou ela aquele gatilho que a desestimulava, tornando o seu início de dia totalmente pesado, sombrio, carregado de inconformidades que lhe produzia uma sensação de derrota.
A receita, talvez, seja então descartar o que prejudica o nosso olhar e os nossos ouvidos. Considerando-se, aqui, aquilo que os meios de comunicação nos apresentam e não nossos irmãos que se encontram jogados nas calçadas. Esses devem ser olhados com um olhar de questionamento para com os deveres do Estado.
Michel Lacroix, conhecido filósofo, afirma em seu livro O CULTO DA EMOÇÃO, edição 2011, página 165:
“Daí a superioridade da leitura em relação ao consumo de imagens.”
Defende, igualmente, o cultivo da emoção-sentimento em detrimento da emoção-choque, que é paradigma da modernidade.
De qualquer sorte, estamos todos quase submergindo nessa avalanche de desmandos, corrupção e descompromisso com o cidadão e com o planeta.
Nada que não tenha solução, segundo Domenico De Masi, em seu livro O FUTURO CHEGOU, 1ª edição, ano 2014.
O renomado sociólogo discorre, em sua alentada obra de 736 páginas, 14 modelos de sociedade que marcaram a história social do mundo, destacando-se os modelos católico, hebraico, muçulmano, protestante, clássico, iluminista, liberal, capitalista, socialista, comunista, chegando aos dias atuais com o modelo pós-industrial. O último capítulo, o de nº 15, com 90 páginas, é dedicado ao Modelo Brasileiro, que acredita ainda em formação.
Pela leitura depreende-se que estamos com a faca e o queijo nas mãos. Há quem discorde, porém, das assertivas propostas por ele com relação ao Brasil.
Domenico De Masi acredita que ideologias já desapareceram, bem como seus líderes. Os modelos tradicionais não mais satisfazem. Estamos, portanto, segundo ele, desorientados. A sociedade planetária está sem rumo, sem um modelo a seguir.
E como imaginar um modelo único para tantas diferentes sociedades?
Lança ele a ideia de que, talvez, caiba aos intelectuais dar um sentido à vida e, consequentemente, um modelo para essa sociedade pós-industrial. Logo após, porém, diz não caber apenas aos intelectuais a busca desse novo modelo. Que as sociedades, através de suas manifestações, inclusive de rua, poderão promover mudanças necessárias que busquem a formação de um novo modelo de sociedade.
E deposita no Brasil, país que, segundo ele, possui todos os elementos reunidos para desfraldar a bandeira do novo paradigma para a sociedade planetária. Muito ambicioso? Muito ufanista? Muito irreal? Talvez, não.
O livro merece leitura e a parte relativa ao Brasil, mais ainda.
Tece elogios à mestiçagem, à natureza, às pessoas e à própria economia. Ressalta a contribuição dos cientistas sociais brasileiros na elaboração de um modelo brasileiro de sociedade.
Embora alguns contestem, há uma democracia racial. Pode não ser ainda plena, mas está longe de sociedades que cultivaram um apartheid feroz.
De Masi menciona Stefan Zweig, dramaturgo, musicólogo, jornalista e poeta austríaco, naturalizado britânico, que, em 1941, teve a possibilidade de permanecer no país por algum tempo. E encantou-se com a coexistência pacífica, considerando-se a multiplicidade de raças, classes, cores, religiões e convicções.
Corremos, porém, o risco de perdermos a possibilidade de sedimentar essas nobres qualidades. Se continuarmos repetindo modelos já esgotados e que se mostraram destrutivos para as sociedades e o planeta, não atingiremos os prognósticos de vários intelectuais que viram e, ainda, veem na nossa sociedade a possibilidade de um novo modelo societário. Repito, vale a leitura do capítulo referente ao Brasil.
Domenico ainda aponta, na página 707, os valores positivos que persistem na sociedade brasileira, bem como elementos novos, verdadeiros desafios internos, que se tornaram mais difundidos e que depõem contra esse alavancar de progresso social que estamos a merecer, a saber: corrupção, violência, desigualdades e déficit educativo, entre outros.
Afirma ele que uma pesquisa realizada pelo grupo OCA (Organização de Conhecimentos Associados) de São Paulo, em 2013, indicou que ainda persistem os seguintes valores básicos:
Ritmo, sensualidade sem complexos, festividade, exaltação das cores e dos sabores, a intercultura, a capacidade de copiar e inventar”, palavras dele.
E continua:
“O brasileiro é informal, trabalha em mangas de camisa e sabe operar em grupo, é fluido nos seus processos de decisão, não tem preconceitos ideológicos, aprende fazendo, tende a conjugar o trabalho com o divertimento, presta serviços de modo atento, afável e afetuoso.”
“O sucesso, obviamente, dependerá de sua capacidade de mobilizar-se, organizar-se, tornar explícito um projeto compartilhado, buscá-lo com tenacidade, agir com maior racionalidade sem perder a simpatia, modernizar-se sem comprometer a sustentabilidade, ser menos tolerante, superficial, improvisador sem perder a criatividade.”
E finaliza:
“Nenhum outro país é amostra igualmente representativa e metáfora igualmente significativa do mundo inteiro na sua atual fase evolutiva. A mestiçagem, que foi prerrogativa do Brasil, hoje torna-se normalidade em todo o planeta, onde está em curso a mais importante mistura de todos os tempos, determinada em nível físico pelas grandes migrações e, em nível cultural, pelos meios de comunicação e pela rede”.
“O Brasil e seus intelectuais podem contribuir em medida determinante para essa reinvenção porque – como já registrava Darcy Ribeiro – a gente brasileira “sob a influência imperceptivelmente relaxante do clima, desenvolve uma menor força de colisão, uma menor impulsividade e dinamismo” – ou seja, exatamente as qualidades que hoje são dramaticamente supervalorizadas e consideradas como valores morais de um povo”.


Portanto, acho, sinceramente, que o Brasil tem jeito, tem futuro. Bastará que sua sociedade torne-se atenta, reivindicadora, fiscalizadora e com uma postura igual a do girassol, seguindo o seu belo exemplo que é sempre o de buscar a direção de onde vem a luz. Ela é que nos alimentará, dando-nos energia, para seguirmos buscando melhores tempos.

Fiquem, agora, na companhia de Jorge Ben Jor e seu País Tropical, numa versão mais modernizada, onde o fusca da letra virou carro, o violão, guitarra cantante e a nega continua deliciante. E de acréscimo o seu Spyro Gyro, onde a sensualidade brasileira está bem representada. E, logo após, uma bela mensagem que o girassol nos transmite através da sua busca incessante pela luz do nosso astro-rei.



País Tropical – Jorge Ben Jor 


Seja um girassol